Umberto Boccioni (Pintor, Escultor) (1882 - 1916)
Boccioni é considerado o verdadeiro autor teórico do Manifesto Técnico da Pintura Futurista.Sua obra se manteve sob a influência do cubismo, mas incorporando os conceitos de dinamismo e simultaneidade: formas e espaços que se movem ao mesmo tempo e em direções contrárias.
Nascido em Reggio di Calábria, Boccioni mudou-se ainda muito jovem para Roma, onde estudou em diferentes academias.
Logo fez amizade com os pintores Balla e Severini.
No início, mostrou-se interessado no pintura impressionista, principalmente na obra de Cézanne.
Fez então algumas viagens a Paris, São Petersburgo e Milão.
Ao voltar, entrou em contato com Carrà e Marinetti e um ano depois se encontrava entre os autores do Manifesto Futurista de Pintura, do qual foi um dos principais teóricos.
Foi com a intenção de procurar as bases dessa nova estética que ele viajou a Paris, onde se encontrou com Picasso e Braque.
Ao retornar, publicou o Manifesto Técnico da Pintura Futurista, no qual foram registrados os princípios teóricos da arte futurista: condenação do passado, desprezo pela representação naturalista, indiferença em relação aos críticos de arte e rejeição dos conceitos de harmonia e bom gosto aplicados à pintura.
Em 1912, participou da primeira exposição futurista.
Suas obras ainda deixaram transparecer a preocupação do artista com os conceitos propostos pelo cubismo.
Os retratos deformados pelas superposições de planos ainda não conseguiam expressar com clareza sua concepção teórica.
Um ano mais tarde, com sua obra Dinamismo de um Jogador de Futebol, Boccioni conseguiu finalmente fazer a representação do movimento por meio de cores e planos desordenados, como num pseudofotograma.
Durante a primeira Guerra Mundial, o pintor se alistou como voluntário e ao voltar publicou o livro Pittura, Scultura Futurisa, Dinamico Plastico (Pintura, Escultura Futurista, Dinamismo Plástico).
Morreu dois anos depois, em 1916, na cidade de Verona.
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