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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dadaísmo - Pintura
Baile de Zurique (detalhe) - Marcel Janco
Coleção particular - (XX)

Raoul Hausmann (Fotógrafo) (1886 - 1971)

Hausmann é considerado um dos criadores da fotomontagem.
Suas colagens se basearam principalmente na técnica por ele desenvolvida com resultados espantosos.
Nascido em Viena, este artista polifacético se interessou tanto pela pintura quanto pela escultura e fotografia.
Em 1916 mudou-se para Berlim e entrou em contato com os grupos expressionistas.
Conheceu também aquela que seria sua companheira, Hanna Höch, com quem trabalhou na produção de complicadas colagens à base de fotomontagens.
Durante a primeira vigília dadaísta, organizada em Berlim em 1918, Hausmann foi um dos primeiros a assinar o manifesto ali redigido.
Suas colagens e fotomontagens logo fizeram parte das coletivas de artistas dadaístas.
Em 1920 mudou-se para Roma junto com Hannah Höch, indo depois para Praga, a fim de darem início às primeiras reuniões dadaístas representando o movimento.
Na volta a Paris, entrou em contato com Mondrian e o grupo de artistas abstratos.
Depois de fazer várias exposições na Alemanha precisou ir embora devido à sua inclusão na lista de "entarte Kunst" (arte degenerada) e se estabeleceu definitivamente em Limoges, na França.

Dadaísmo - Pintura
Dadá Cin - Raoul Hausmann
Coleção particular - (XX)
Dadaísmo - Pintura
Tatlin em sua casa - Raoul Hausmann
Coleção particular - (XX)
DADAÍSMO - ESCULTURA

A escultura dadaísta nasceu sob a
influência de um forte espírito
iconoclasta. Uma vez suprimidos
todos os valores estéticos adquiridos e 
conservados até o momento pelas
academias, os dadaístas se dedicaram 
por completo à experimentação, 
improvisação e desordem. Os ready
mades de Marcel Duchamp não
pretendiam outra coisa que não
dessacralizar os conceitos de arte e 
artista, expondo objetos do dia-a-dia
como esculturas.

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DADAÍSMO - ESCULTURA

Um dos mais escandalosos foi, sem
dúvida, o urinol que este artista 
francês se atreveu a apresentar no
Salão do Independentes, competindo
com as obras de outros escultores.
Sua intenção foi tão somente
demonstrar até que ponto o critério
subjetivo do artista podia transformar 
qualquer objeto em obra de arte. Com
exemplos desse tipo e outros, pode-se
afirmar que Marcel Duchamp é sem
dúvida o primeiro pai da arte
conceitual.

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DADAÍSMO - ESCULTURA

Apareceram também, como na pintura,
os primeiros antimecanismos,
máquinas construídas com os
elementos mais estapafúrdios e com o
único objetivo de serem expostas para
desconcertar e provocar o público. Os 
críticos não foram muito
condescendentes com essas obras, que
não conseguiam compreender nem
classificar. Tais manifestações, por
mais absurdas e insolentes que possam
parecer, começaram a definir a plástica
que surgiria nos anos seguintes.

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Hans Arp (Jean Arp) (Artista plástico) (1887 - 1966)

Nascido em Estrasburgo, Arp estudou na Academia de Weimar e depois viajou para Paris, determinado a se aprofundar na obra dos impressionistas e cubistas.
Ao voltar, fixou-se em Muniquem onde entrou em contato com os expressionistas do grupo Der Blauer Reiter (Kandinski, Marc, Münter e Müller).
Viajou em 1916 para Zurique e acabou participando da fundação do grupo dadá, juntamente com o poeta Tristan Tzara e os pintores Marcel Janco e Hugo Ball.
Nessa época também começou a se interessar pelas artes plásticas, já que, por definição, o dadaísmo não reconhecia fronteiras entre pintura e escultura.
A combinação de ambas as disciplinas deu origem às suas controvertidas colagens e relevos.
Nestes, Arp tentou endeusar o absurdo por meio de uma linguagem artística totalmente diferente, na qual, segundo palavras do próprio artista, o acaso que colocava os objetos à sua frente tinha mais mérito do que sua própria inspiração
De espírito inquieto e curioso, Arp se movimentou constantemente entre as águas do dadaísmo, do surrealismo e da arte abstrata.
Nos seus últimos anos se interessou mais pela pintura do que pelas colagens, mas sem deixar de lado a escultura.
Uma de suas obras mais famosas é o relevo que fez para o edifício da UNESCO, em Paris, em 1958.
Em 1965, um ano antes de sua morte, foi inaugurado em Locarno um museu com seu nome.
Dadaísmo - Escultura
Concretização humana II - Hans Arp
Museu de Arte, Zurique - (XX)


Dadaísmo - Escultura
Configuração - Hans Arp
Museu Sztuki, Polônia - (XX)
Dadaísmo - Escultura
Mire universelle - Man Ray
- (XX)
Dadaísmo - Escultura
Presente (Ferro com pregos) - Man Ray
Coleção particular - (XX)