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sábado, 21 de maio de 2016

Surrealismo - Fotografia e Cinema
Não vejo a mulher escondida no bosque - René Magritte
- (XX)
INTRODUÇÃO ARTE ABSTRATA  

Entende-se por arte abstrata toda
manifestação das artes plásticas, seja na 
pintura ou na escultura, na qual se desistiu
da representação natural ou ilustrativa da 
realidade, para dar vazão a composições
independentes dela. É preciso esclarecer
que não é possível se falar de uma arte
abstrata própria e unificada. Na verdade, 
houve dentro dela várias correntes, que às
vezes estavam muito próximas quanto à
sua filosofia, outras vezes muito
afastadas, mas todas se mantinham
sempre dentro do limite do não-figurativo.

(1/4)


INTRODUÇÃO ARTE ABSTRATA  

O pintor russo Kandinski foi o primeiro
artista propriamente abstrato. Suas teorias
sobre a abstração das formas como
expressão do espírito humano
determinaram uma mudança substancial
na pintura e escultura do século XX.
Juntamente com ele, Piet Mondrian, da
corrente neoplástica, propôs a redução às
formas geométricas puras de tudo aquilo
que fosse representável. Essa foi uma
proposta dos cubistas que o pintor levou a
extremos totalmente não-figurativos, com
a consequente racionalização da pintura.

(2/4)

INTRODUÇÃO ARTE ABSTRATA 

O fato de os artistas mais representativos
da arte moderna europeia terem-se
mudado para os Estados Unidos, durante
a Segunda Gerra Mundial, foi muito
significativo para a difusão da arte
abstrata. Muitos deles, convidados pelas
universidades, deixaram entusiasmados os
jovens artistas americanos, e lá fundou-se
a American Abstracts Artists, precursora 
da vanguarda expressionista abstrata.
Donos de galerias e colecionadores
apoiaram o desenvolvimento dessas novas
tendências e gerou-se um mercado
artístico dinâmico.

(3/4)

INTRODUÇÃO ARTE ABSTRATA 

A arte abstrata encontrou finalmente seu
lugar nas galerias e coleções de uma
sociedade moderna e pujante,
principalmente depois de superada a 
crise da depressão dos anos 30.
Enquanto isso, a Europa do pós-guerra
retomou as tendências abstratas, mas
agora sob a ideologia das novas
filosofias existencialistas, que entendiam 
a atuação do artista como um
compromisso vital com uma sociedade
devastada e desolada pelo terror e pela 
violência.

(4/4)

ARTE ABSTRATA - PINTURA  

A partir das obras dos pintores mais 
representativos das vanguardas europeias,
como Kandinski, Duchamp, Delaunay e
Picasso, entre outros, surgiu uma pintura
que subsistiu durante o período que 
medeou as duas guerras e veio à luz após
a Segunda Guerra Mundial. A
complexidade de motivações e a
diversidade desses artistas produziram
grupos diferentes, com traços específicos
de estilo e certas técnicas que dificultam
uma classificação estilística geral da 
pintura abstrata.

(1/3)

ARTE ABSTRATA - PINTURA 

Assim, dentro dessa vasta diversidade que 
ocorre dentro da vanguarda do século
XX, determinou-se, de modo muito
superficial, a existência de duas grandes
categorias, citadas de modo resumido a 
seguir. Não se pode esquecer que muitas
correntes aconteceram simultaneamente,
outras surgiram do desenvolvimento das
anteriores e finalmente existem as que
emergiram da total oposição representada
por alguns artistas individualmente. A
priori, então, e simplificando, pode-se
falar de duas categorias.

(2/3)

ARTE ABSTRATA - PINTURA

De um lado a pintura abstrata lírica, de
conteúdo simbólico e gestual, com uma
atitude totalmente animista e subjetiva
diante da obra, que parte de Kandinski e
evolui na obra dos expressionistas
americanos: Pollock, Kline, De Kooning e
Motherwell, entre outros. Também estão
nesta categoria as vanguardas do pós-
guerra europeu, como o informalismo,
representado por Fautrier, Dubuffet e
Millares, e mais tarde por Bacon, ou o
grupo Dau al Set, no qual se inclui o
pintor Tapies.

(3/3)

Antoni Tàpies (Pintor, escultor) (1923 - 2012)

Tàpies foi um dos representantes mais importantes do informalismo espanhol.
Fez parte, juntamente com Cuixart, Pons e Tharrats, entre outros, de um dos grupos de vanguarda espanhola mais importantes, que surgiu na Catalunha em meados da década de 40: o Dau al Set.
Em sua obra podem ser detectadas as influências do surrealismo de Miró e Ernst, bem como do expressionismo alemão e dos dadaístas.
O que mais se destaca na obra de Tàpies é a importância que o artista dá à matéria.
Em seus quadros de tamanho grande predominam as texturas rugosas e pastosas, a solidez.
Trabalha como na colagem, integrando todos os elementos possíveis: areia, pedra e palha, de uma maneira parecida com a de Dubuffet.
As cores da terra, predominantes em quase todos os seus quadros, acentuam ainda mais esta característica. A abstração é absoluta, sendo permitida apenas a introdução de certos símbolos, embora com um significado muito subjetivo.
O ascetismo cromático é outra das constantes em sua obra: os tons preferidos são os marrons, ocres, terra e o preto.
Este artista catalão também se aventurou na Arte Povera e no conceitualismo, retirando objetos de seus contextos.
Suas esculturas se mantêm dentro da linha de suas pinturas.
Suas obras mais importantes estão na fundação que leva seu nome, na cidade de Barcelona.
Arte Abstrata - Pintura
A escada - Antoni Tàpies
Fundação Maeght, Paris - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Azul com duas cruzes - Antoni Tàpies
Coleção particular - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Branco com manchas vermelhas - Antoni Tàpies
Coleção María Luisa Lacambra, viúva de Saramanch - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Caixa - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Capitoné - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Collage de les creus - Antoni Tàpies
Coleção particular, Paris - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Cruz de papel de jornal - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Dias de água II - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Duas mantas cheias de palha - Antoni Tàpies
Museu Municipal, Amsterdã - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Figuras - Antoni Tàpies
Museu Rufino Tamayo, México - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Grafitti - Antoni Tàpies
Coleção particular - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Labirinto - Antoni Tàpies
Coleção Herit, Weiden - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Matéria ocre - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Matéria sobre madeira com ogiva - Antoni Tàpies
Fundação Maeght, Paris - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Pé no alvo - Antoni Tàpies
Coleção particular, Barcelona - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Vermelho e preto - Antoni Tàpies
Coleção particular - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Verniz com formas negra - Antoni Tàpies
Galeria Lelong, Paris - (XX)

Antonio Saura (Pintor) (1930 - 1998)

Saura pertenceu ao grupo de vanguarda El Paso, de Madri, junto com Millares e outros intelectuais de diferentes disciplinas.
Sua obra dos anos 50 estava dentro dos cânones do informalismo europeu, embora agregasse elementos bem diferenciados dos demais.
À influência dos surrealistas, expressionistas e cubistas, acrescentava um colorido e uma temática a meio caminho entre o tenebrismo espanhol e as pinturas escuras de Goya.
Nas inumeráveis exposições do grupo, Saura participou com uma série de quadros gestualistas de rigorosas tonalidades brancas, cinza e pretas.
A influência das vanguardas europeias que o pintor conhecera durante sua longa permanência em Paris era evidente.
Se a pintura de Saura é abstrata, ela o é no mesmo sentido do abstracionismo da obra de De Kooning.
Alguma coisa se move no amontoado de cores e tem vida ou, melhor dizendo, sofre lentamente a morte.
Tanto suas crucificações quanto seus retratos denunciam o exercício da violência e da loucura.
É impossível não se lembrar da casa de campo de O Surdo quando se contempla a obra deste madrilenho.
Tudo isso pode ser lido entre suas enérgicas pinceladas.
Arte Abstrata - Pintura
Brigitte Bardot - Antonio Saura
Museu de Arte Abstrata, Cuenca - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Cocktail party - Antonio Saura
Instituto Valenciano de Arte Moderna - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Constanza em sua poltrona - Antonio Saura
Galeria Stadler, Paris - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Crucificação - Antonio Saura
Instituto Valenciano de Arte Moderna - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Crucificação - Antonio Saura
Museu de Arte Contemporânea, Madri - (XX)

Carlos Cruz Diez (Artista plástico) (1923)

Desde o início de seu aprendizado na Escola de Belas Artes de Caracas, sua cidade natal, Cruz Diez manifestou um grande interesse pela cor, sua evolução e implicações.
Ao longo de toda a sua obra pode-se observar um trabalho consciencioso com a paleta de cores, levando em conta o valor das diferentes tonalidades e seu efeito não apenas sobre as coisas como também sobre as pessoas.
Entre suas criações mais importantes estão as crointerferências, em que utilizava a cor para produzir efeitos de movimento sobre superfícies planas, e as cromossaturações, que eram espaços nos quais se poderia experimentar a saturação da cor.
Vista dessa forma, a obra de Cruz Diez deve ser associada à de Vasarely, já que ambos perseguiram a ilusão do movimento, através do uso da cor e das formas geométricas puras.
Uma de suas obras mais importantes é a torre de controle do aeroporto de Caracas.
Arte Abstrata - Pintura
Ambiente cromocinético - Carlos Cruz Díez
Vestíbulo do edifício ABA, Caracas - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Fisicromia - Carlos Cruz Díez
- (XX)

El (Eliezer) Lissitski (1890 - 1941)

Lissitski foi um dos artista mais importantes das vanguardas russas, junto com Malevitch e Tatlin.
Iniciou sua formação estudando arquitetura e engenharia na escola politécnica de Darmstadt, ao mesmo tempo em que tomava aulas de desenho e pintura.
Em 1911, mudou-se para Paris, fato que que teve grande importância em sua obra futura.
Lissitski entusiasmou-se principalmente pelas obras cubistas e futuristas.
Quando voltou para Moscou, em 1914, começou a trabalhar como ilustrador de livros, junto com seu amigo Chagall.
Três anos depois, foi nomeado professor na Academia de Witbesk.
Nessa época começou a colaborar com Malevitch em vários projetos e ligou-se ao grupo construtivista.
Suas primeiras obras, os Proun (acrônimo de Projetos para Afirmação do Novo), quadros em que superpõe cores puras e formas geométricas, datam dessa época.
Viajou assiduamente para as capitais do resto da Europa, com o objetivo de divulgar a arte de vanguarda russa.
Para isso entrou em contato com os neoplásticos, o grupo Bauhaus e o Esprit Nouveau.
A obra de Lissitski combina as ideias construtivistas e suprematistas com as do cubismo e do futurismo.
Arte Abstrata - Pintura
Esboço para um Proun - El Lissitski
Museu Van Abbe, Eindhoven - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Guache - Eusebio Sampere
Instituto Valenciano de Arte Moderna - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Planos truncados no espaço azul - Eusebio Sampere
 - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Sem título - Eusebio Sampere
Coleção particular, Madri - (XX)

Francis Bacon (Pintor) (1909 - 1992)

A obra de Bacon, circunscrita ao novo figurativismo europeu, é um das mais originais e admiráveis do século XX.
Este pintor nasceu em Dublin e devido a problemas de saúde levou uma vida solitária, recolhido em casa.
Aos 16 anos, decidido a conhecer o mundo, começou a trabalhar e se tornou independente.
Sua carreira como artista não começou da forma tradicional, numa academia conhecida.
Bacon foi autodidata.
Um fator determinante para isso foi seu primeiro trabalho como decorador de interiores e suas viagens para as cidades de Berlim e Paris, ande ele conheceu as obras dos grandes mestres da arte.
Entre os que ele mais admirava estavam os barrocos Velázquez e Rembrandt, fato que se refletiu em seus quadros e na utilização do óleo, de textura lisa e brilhante, bem como na voluptuosidade de suas formas.
O quadro que produziu maior impacto no artista foi o retrato de Inocêncio X, de Velázquez, sobre o qual fez vários estudos.
Outro de seus temas favoritos eram as crucificações, no antigo formato do trítico.
Embora não se possa considerar que sua obra seja totalmente figurativa, não se pode igualmente determinar até que ponto ela foi realmente abstrata.
Os seres que povoam as telas de Bacon sofrem sob um processo de aniquilamento. que consiste em sua deformação e posterior desintegração, que é a forma como o autor concebia o processo de viver.
Essa característica o aproximou conceitualmente dos informalistas.
Seus modelos eram fotografias de esportistas em movimentos ou retratos.
As obras mais importantes de Bacon estão no Tate Gallery de Londres.
Arte Abstrata - Pintura
Cabeça entre os quartos de um boi esquartejado - Francis Bacon
Instituto de Arte, Chicago - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Homem sentado com tapete turco - Francis Bacon
Tate Gallery, Londres - (XX)

Frank Stella (Pintor) (1936)

Stella é um dos mais importantes representantes da nova abstração americana.
Suas obras se caracterizam pela pureza das cores e pela valorização maior do traço em relação à pintura.
Como quase todos os pintores da neo-abstração, Stella partiu das obras dos expressionistas abstratos Rothko e Newman.
Em suas obras, evitou toda referência ao espaço, utilizando cores planas e nítidas, no estilo das Colour-Field Paintings de Rothko.
Uma das características mais evidentes de Stella é a utilização frequente de suportes assimétricos formados pela combinação de circunferências com retângulos.
A partir dos anos 70 começou a fazer experiências com relevos sobre alumínio, pintados com cores brilhantes, nos quais montava diferentes formas geométricas, como se fossem quebra-cabeças.