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Do movimento Surrealismo e da disciplina Pintura, esta obra do artista Joan Miró, que tem como título A Fazenda (1921 - 1922), pertence ao Museo Ernest Hemingway ou Finca la Vigía, local da antiga casa do escritor, e está no distrito de San Francisco de Paula na cidade de Havana - Cuba.
Miró tentou reproduzir nesta obra os elementos da propriedade familiar de Mont-roig (Catalunhã) Espanha.
Pintou no estilo "Naif", arte popular, espontânea e autodidata, representando uma visão mais intima e pessoal.
A precisão e detalhismo é evidente nas falhas da parede da construção e na textura do tronco do eucalipto, bem como na estilização dos afrescos românticos.
"A Fazenda" possui vários "modelos de composição", além de "diferentes perspectivas".
Existe simultaneidade de "ponto de vista cubista":
- O grande círculo negro central;
- O pavimento de ladrilhos;
- A sombra trapezoidal em primeiro plano;
- Fragmentos de chão onde estão depositados os recipientes e o bebedouro dos animais do galinheiro, entre outros.
Também existe uma "ordem compositiva" na obra, onde as rítmicas formas geométricas ao fundo as sustentam.
Vemos a linha do horizonte dividindo o quadro entre céu e terra.
O eucalipto, ao centro é o único elo entre o chão, repleto de objetos, com o firmamento onde brilha um astro solitário.
O lado esquerdo da árvore temos os animais domésticos, cavalo, carruagem, cachorro, granja, seara, ferramentas, pegadas e seu filho.
Ao centro da tela está a figura feminina, lavando roupas e em seus pés aparece a imagem de um menino nu (mulher camponesa: trabalho e maternidade).
À direita da árvore estão integrantes mais indomáveis, mas também ligados ao homem.
Reforçando essa separação, há um tratamento diferenciado de cor e de forma no solo do galinheiro e no solo do terreno que abriga a lagartixa, o caracol e a minhoca.
A grade frontal do galinheiro foi retirada porque impediria de ver os animais, principalmente "a escada e da ave em seu topo", que para Miró , assim como o "eucalipto", os consideravam como elementos de meditação entre o céu e a terra.
O quadro era para ter apenas influencias catalãs, porém foi introduzido o jornal francês "L'Intransigeant".
Surrealismo - Pintura
O sítio - Joan Miró
Coleção Ernest Hemingway, Havana - (XX)
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