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quinta-feira, 19 de maio de 2016

Arte Abstrata - Pintura
A abadia de Newstead - Frank Stella
Museu Municipal, Amsterdã - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
A uma profundidade de seis milhas - Frank Stella
Tate Gallery, Londres - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Agbatana I - Frank Stella
Museu Whitney de Arte Americana - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Hyena Stomp - Frank Stella
Tate Gallery, Londres - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Variação Sinjerli I - Frank Stella
Coleção particular - (XX)

Franz Kline (Pintor) (1910 - 1962)

Sendo um dos pintores mais importantes da escola expressionista abstrata de Nova York, a obra de Franz Kline deve ser incluída dentro do gestualismo abstrato de De Kooning, com quem trabalhou.
Diferentemente do amigo, Kline optou por paleta de cores limitada pelos austeros preto e branco.
Utilizava pinceladas grossas, cujo teor pastoso dependia da energia do traçado.
Seu gestualismo dinâmico representou a abstração das formas cúbicas.
Seus quadros foram comparados com as caligrafias orientais, mas o fato é que neles é difícil saber se o fundo é o branco ou o preto.
Em suas telas, o pictórico domina o gráfico, num estilo tradicional que lembra as pinceladas de Hals, Velázquez ou Goya, principalmente o último, em sua fase de pintura negra.
Isso o aproxima também de Saura e Millares, os europeus informais do grupo El Paso.
Arte Abstrata - Pintura
Andes - Franz Kline
Kunstmuseum, Basiléia - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Chefe - Franz Kline
Museu de Arte Moderna, Nova York - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Dália - Franz Kline
Museu Whitney de Arte Americana - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Meryon - Franz Kline
Tate Gallery, Londres - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Pintura número 2 - Franz Kline
Museu de Arte Moderna, Nova York - (XX)

Georges Mathieu (Pintor) (1921 - 2012)

Dentro da corrente informalista, o gestualista Mathieu pode ser considerado o representante da Action Painting europeia.
A exemplo de Pollock, trabalhou com a técnica do dripping ou gotejamento, mas imprimindo-lhe maior velocidade.
Mathieu fugiu da abstração geométrica para se refugiar em formas eminentemente líricas que lembram as primeiras pinturas de Kandinski.
Suas obras dos anos 40 são as mais gestualistas, com o motivo recorrente da mancha sobre suportes de grandes dimensões.
O material mais utilizado por este pintor é o óleo de cores brilhantes e contrastantes, que dão à obra um aspecto muito decorativo, reflexo da busca estética do artista.
Mais adiante começaria a acrescentar uma série de sinais caligráficos em preto e utilizaria as cores em camadas mais densas, utilizando a técnica do gotejamento.
Ao contrário do que se possa pensar, seus quadros se baseiam em cálculos e num projeto que têm um objetivo muito bem determinado.
O pensamento de Mathieu está condensado em sua obra Au delá du Tachisme.
Arte Abstrata - Pintura
A batalha de Bouvines - Georges Mathieu
Coleção particular - (XX)
Arte Abstrata - Pintura
Composição abstrata - Georges Mathieu
Coleção particular - (XX)