Translate

domingo, 8 de maio de 2016


ARTE ABSTRATA - ESCULTURA 

A escultura orgânica, que tem seus
antecedentes mais imediatos no
dadaísmo, agrupou todos os artistas que
ainda buscavam a representação da
subjetividade humana e de seu próprio
simbolismo interno, sem abandonar
totalmente as formas figurativas.
Quanto à escultura racionalista, ela se
caracterizou pelo rigor de suas formas
volumétricas, chegando em alguns casos, 
como os neo-abstratos, a reduzir a 
função da escultura à mera ocupação do
espaço.

(3/4)

ARTE ABSTRATA - ESCULTURA

A exemplo da pintura, a escultura
abstrata chega ao auge graças ao
interesse que despertou em marchands e
colecionadores e aos programas estatais
que deram aos artistas oportunidades de
popularizar suas obras, utilizando-as na
decoração urbana. Como ocorreu antes,
com os mecenas do renascimento, as
cidades passaram por uma renovação
estética em que as novas peças da arte
abstrata se integraram, em praças e
calçadas, com as mais importantes dos
séculos passados.

(4/4)

Eduardo Chillida (Escultor) (1924 - 2002)

A obra de Chillida é uma das mais representativas da arte abstrata espanhola.
Sua carreira como escultor começou em 1948, em Paris, para onde havia se mudado depois de estudar arquitetura durante cinco anos.
Influenciado pela obra de Julio González e de Picasso, criou várias obras de ferro, um tanto sólidas e ao mesmo tempo rústicas.
Não possuíam a beleza das peças de González, mas eram de uma expressividade contundente.
Mais tarde, iniciou uma série de esculturas de alabastro, nas quais potencializou ao extremo as transparências deste material.
Também fez esculturas de madeira, cimento e granito, demonstrando uma grande capacidade de adaptação aos diferentes materiais.
Sua obra se mantém dentro de certos conceitos arquitetônicos, consequência de sua formação, não sendo de estranhar, portanto, sua solidez e representatividade.
O Museu Guggenheim fez uma retrospectiva de Chillida em 1980 e na Espanha ele conquistou o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes em 1987.
Arte Abstrata - Escultura
Asbesti Gogora - Eduardo Chillida
Museu de Arte Abstrata, Cuenca - (XX)
Arte Abstrata - Escultura
Estela III. Homenagem a Millares - Eduardo Chillida
Coleção particular, Madri - (XX)
Arte Abstrata - Escultura
Gnomon - Eduardo Chillida
Coleção particular - (XX)
Arte Abstrata - Escultura
Pente do vento - Eduardo Chillida
Coleção particular, Madri - (XX)
Arte Abstrata - Escultura
Yunque do sonho n.º10 - Eduardo Chillida
Kunstmuseum, Basiléia - (XX)

Eusebio Sampere (1923 - 1985)

Depois de estudar na Escola de Bellas Artes de San Carlos, Valência, Sampere ganhou uma bolsa para estudar em Paris.
Lá, além de se aprofundar nos grandes mestres, teve oportunidade de admirar as obras de um dos artistas que mais influência exerceria ao longo de toda sua carreira, o pioneiro dos abstratos, Kandinski.
Sampere acrescentou à abstração um novo elemento, o movimento, transformando-se assim em um dos mais importantes representantes do cinetismo espanhol e, por extensão, do europeu.
Seus móbiles de cartolina dos anos 60 exibem perfeição conceitual e técnica.
As cores favoritas do valenciano recaíam nos tons claros, quase neutros, por darem à obra uma aparência ao mesmo tempo austera e pura.
A maior qualidade de seus móbiles é permitir a percepção de obras completamente diferentes, dependendo da condição de estarem os móbiles em movimento ou parados.
Seus trabalhos mais importantes são os móbiles de aço dos anos 70, que estão no Museu de Belas-Artes de Valência e na Galeria Denise René.
Foi nesta galeria, aliás, que se realizou sua primeira exposição, em 1955, denominada O Movimento, e que agrupava os representantes máximos da arte cinética européia.
Arte Abstrata - Escultura
Dois semicírculos - Eusebio Sampere
Coleção do artista, Madri - (XX)
Arte Abstrata - Escultura
Móbile de aço - Eusebio Sampere
Museu de Belas-Artes, Valência - (XX)

Georges Vantongerloo (Pintor, escultor, arquiteto) (1886 - 1965)

Vantongerloo foi o único dos integrantes do grupo neoplasticista que procurou dar forma, na escultura, às teorias que orientavam seus artistas.
De origem belga, tinha estudado nas escolas de arte de Antuérpia, sua terra natal, e Bruxelas.
Em 1917 mudou-se para a Holanda, onde conheceu Mondrian.
Incursionou tanto na pintura e na arquitetura quanto na escultura.
Fez experiências com construções tectônicas de madeira, dividindo-as em planos verticais e horizontais, como propôs Van Doesburg.
Quanto à arquitetura, foi responsável por várias pontes em Antuérpia e desenhou edifícios de vários andares em Paris, bem como um aeroporto subterrâneo que não chegou a ser construído.
Em 1931, fundou o grupo Abstração-Criação e interessou-se pelas teorias do construtivismo russo.
Realizou um grande número de exposições em Londres, onde apresentou sua pintura e escultura com muito sucesso.
Arte Abstrata - Escultura
Construção de relação de volume - Georges Vantongerloo
Museu de Arte Moderna, Nova York - (XX)