Arte Pop - Pintura
Desde o início os pintores pop
manifestaram interesse em deixar de lado
as abstrações e continuar no figurativismo
popular de Hopper, para tornar mais
palpável essa segunda realidade que os
meios de comunicação tentavam
transmitir e vender. Os quadros de
personagens famosos de Warhol,
deformados pelo acréscimo de suas
próprias variações cromáticas, não são
mais do que a reinterpretação da nova
iconografia social representada por
estrelas de cinema e astros de rock.
(1/3)
Translate
domingo, 24 de abril de 2016
Arte Pop - Pintura
A frieza das expressões das colagens de
anúncios publicitários de Rosenquist e os
quadros eróticos de Wesselman, próximos
dos quadros Schwitters fazem uma
imitação burlesca da nova cultura gráfica
publicitária. Paradoxalmente, as obras
desses artistas em nenhum momento
foram entendidas num plano que não
fosse meramente estético e, criticados por
realizar uma arte eminentemente
comercial, o fato é que tiveram êxito e se
valorizaram no mercado mundial devido
ao impacto subliminar de sua obra.
(2/3)
A frieza das expressões das colagens de
anúncios publicitários de Rosenquist e os
quadros eróticos de Wesselman, próximos
dos quadros Schwitters fazem uma
imitação burlesca da nova cultura gráfica
publicitária. Paradoxalmente, as obras
desses artistas em nenhum momento
foram entendidas num plano que não
fosse meramente estético e, criticados por
realizar uma arte eminentemente
comercial, o fato é que tiveram êxito e se
valorizaram no mercado mundial devido
ao impacto subliminar de sua obra.
(2/3)
Arte Pop - Pintura
Quanto ao pop britânico, os artistas
realizaram exposições nas quais seus
quadros eram verdadeiros
mostruários do cotidiano inglês, refletiam
uma certa nostalgia das tradições e, num
sentido mais crítico e irônico, quase em
tom de humor, faziam uma imitação dos
hábitos consumistas da sociedade na
forma de verdadeiros horror vacuii
(horror ao vazio) de objetos e aparelhos.
As colagens do pintor Hamilton eram uma
reprodução grotesca da arte publicitária
dos tempos modernos.
(3/3)
Quanto ao pop britânico, os artistas
realizaram exposições nas quais seus
quadros eram verdadeiros
mostruários do cotidiano inglês, refletiam
uma certa nostalgia das tradições e, num
sentido mais crítico e irônico, quase em
tom de humor, faziam uma imitação dos
hábitos consumistas da sociedade na
forma de verdadeiros horror vacuii
(horror ao vazio) de objetos e aparelhos.
As colagens do pintor Hamilton eram uma
reprodução grotesca da arte publicitária
dos tempos modernos.
(3/3)
David Hockney (Pintor) (1937)
Hockney pertence à última geração de artista pop da Inglaterra, juntamente com os pintores Jones e Blake.
Estudou no Royal College of Arts de Londres.
Embora no início tenha se mantido dentro da temática estritamente pop, ou seja, quadros de fácil interpretação, povoado de objetos do dia-a-dia, pouco a pouco foi demonstrando aspirar a uma estética diferenciada e pessoal.
Ao retornar de sua viagem a Los Angeles, Hockeney experimentou uma primeira mudança de estilo.
Sempre dentro da linha figurativa, começou a fazer quadros de paisagens com casas luxuosas e piscinas de água de um turquesa incrível.
Talvez se pudesse dizer que suas obras às vezes chegavam às raias da ingenuidade.
Nos anos 70, Hockney fixou-se em Paris, na rue Dragon.
O motivo da mudança, segundo o próprio artista, era que em seu estúdio, em Londres, era impossível se concentrar com tranquilidade.
Dedicava dias inteiros a retratar os amigos de forma acadêmica, na esperança de encontrar aquilo que estava procurando: a ruptura com o seu estilo anterior.
Pouco depois começou a fazer cenografia para uma ópera a ser apresentada no teatro de Glyndebourne, ao mesmo tempo em que o Museu de Artes Decorativas de Paris organizava sua primeira retrospectiva.
Foi então que Hockney descobriu seu própria caminho: um naturalismo de cores claras e brilhantes.
A década de 80 o encontra realizando seus camerawork, fotomontagens de cenários urbanos e naturais.
Produz seus últimos trabalhos utilizando fax e fotocopiadoras.
A obra de Hockney se caracteriza por espírito otimista, ausência de dramaticidade e perfeição no manuseio das técnicas.
Como afirmou o próprio pintor: "... a pintura pode mudar o mundo".
Assinar:
Postagens (Atom)