Pablo Picasso (Pablo Ruiz Picasso, pintor, escultor) (1881 - 1973)
Picasso foi uma das personalidades mais controvertidas e importantes da arte moderna e contemporânea.Seu talento inigualável permitiu que transgredisse todas as normas da linguagem artística, criando a sua própria e transformando-a, por sua vez, em mais uma a ser questionada.
Em suas diferentes fases criativas o pintor e escultor espanhol nunca deixou de lado sua determinação de descobrir todas as possibilidades teóricas e práticas da arte.
O pai de Picasso era pintor e mestre desenhista, o que possibilitou que o artista malaguenho tivesse, ainda muito jovem, acesso aos lápis e pincéis.
Seu primeiro quadro foi pintado aos 8 anos e assinado como Pablo Ruiz.
Na adolescência vivia desenhando e ajudava o pai nas pinturas.
Estudou na Escola de Arte de la Coruña, e quando o pai foi transferido para Barcelona como mestre de pintura, Picasso entrou para a Academia de Arte da cidade, sendo aprovado com brilhantismo nos exames.
A essa altura já tinha tido a oportunidade de conhecer os grandes mestres no Museu do Prado, em Madri.
Expôs seus primeiros quadros naturalistas no final de 1894, em Barcelona, e mais tarde apresentou 150 desenhos no Els Quatre Gate, na mesma cidade.
O primeiro quadro assinado como Pablo Picasso data de 1901.
O feio, a velhice e a pobreza eram temas recorrentes em suas obras, predominando nas telas a cor azul, que também foi o nome que recebeu esse primeiro período de criação.
No começo de 1907 mudou-se para Paris e teve a oportunidade de conhecer Apollinaire e Gertrude Stein, tendo ela comprado vários de seus quadros.
As obras desses anos pertencem ao chamado período rosa e estão voltadas para a vida dos artistas de circo.
Nessa época Picasso também conheceu os pintores Matisse, Derain e Braque.
Em 1907 o pintor se dedica ao estudo da obra de Cézanne e às esculturas africanas do museu de Antropologia.
Cria então As Senhoritas de Avignon, considerado o primeiro quadro cubista.
Picasso dedicou os anos seguintes ao desenvolvimento das teorias de Braque sobre o tratamento dos volumes e formas na obra de Cézanne.
Pouco tempo depois o manchand Kahnweiler oferece-lhe um primeiro contrato para adquirir grande parte da produção que o pintor tinha apresentado com Braque numa exposição coletiva.
Aos quadros cubistas seguiu-se a fase do chamado cubismo analítico, ou de figuras facetadas.
Picasso lançou-se também à realização de esculturas controvertidas, no estilo de suas pinturas, entre elas A Guitarra.
Seu trabalho com Braque teve então tal integração que era difícil (e continua sendo) identificar a obra de um e de outro.
Os anos seguintes Picasso passou em Munique, Budapeste e Londres.
Diante da eclosão da guerra, sua situação na França ficou muito difícil.
É quando decide expor em Nova York, tendo uma recepção muito boa por parte do público.
Transformado em pintor sucesso, iniciou uma série de naturezas-mortas, que deixaram entusiasmados tanto os críticos quanto os colecionadores.
Trabalhou também com Cocteau desenhando a cenografia e as máscaras de suas obras de teatro.
Com o nascimento do primeiro filho, Picasso começou a pintar retratos de mãe e filho, que receberam o nome de quadros clássicos (período Clássico), sem abandonar suas obras cubistas.
A primeira exposição surrealista, realizada em 1925, teve sua participação, embora Picasso tenha preferido depois seguir seu próprio caminho.
Uma série de gravuras e o quadro Guernica foram as obras mais significativas dos anos seguintes.
Em Nova York realiza-se sua primeira retrospectiva no Museu de Arte Moderna e já no início dos anos 40 concedem-lhe uma sala especial no Salão de Outono.
Também foram realizadas exposições especiais de suas cerâmicas e fascinantes cabeças de madeira.
Logo não haveria mais um museu importante onde não se expusessem suas obras ou lhe prestassem homenagens.
Picasso, criador incansável, não parou de trabalhar até a noite anterior à sua morte, no dia 06 de abril de 1973.
Sua obra não está apenas entre as mais importantes do século XX: junto com a de Van Gogh é a mais valorizada no mercado mundial de arte.