Retrato de menina - Pablo Ruiz Picasso
Museu Nacional de Arte Moderna, Paris - (XX)
Translate
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Robert Delaunay (Pintor) (1885 - 1941)
Delaunay foi um dos primeiros cubistas, ao lado de Picasso e Braque.Em suas obras predominam as figuras facetadas e as construções prismáticas que tanta influência exerceriam sobre os expressionistas alemães e os futuristas italianos.
Depois de estudar na Escola de Cenografia de Bellevile, Delaunay percorreu o interior da França, fazendo contato com diferentes grupos de artistas, até que finalmente chegou a Paris, onde se encontrou com os pintores cubistas Picasso e Braque, cujas obras despertaram de modo particular seu interesse.
Durante 1910 fez uma série de quadros com temas arquitetônicos, sendo A Torre Eiffel um dos mais conhecidos.
Um ano depois, a convite de Kandinski, apresentou esses quadros na exposição do grupo Der Blaue Reiter e assim ficou conhecendo os pintores Macke e Marc.
Suas famosas Janelas, quadros totalmente abstratos.
Em Paris começou pintando uma série de vistas da cidade, a partir dos telhados do Louvre e, em colaboração com Léger, fez a decoração do pavilhão principal da Exposição de Arte Decorativa.
Na década de 30 dedicou-se sobretudo à escultura, mais especificamente relevos, embora fosse sempre solicitado para decorar salas de exposições.
A mais importante foi a Exposição Universal de 1935.
A obra de Delaunay propôs composições de cores puras mas transparentes, de um dinamismo próximo ao das obras futuristas.
Assinar:
Postagens (Atom)