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segunda-feira, 27 de junho de 2016

Cubismo - Escultura
Cabeça de cavalo - Raymond Duchamp-Villon
Galeria Louis Carré, Paris - (XX)
Cubismo - Escultura
Mulher sentada - Raymond Duchamp-Villon
Museu Nacional de Arte Moderna, Paris - (XX)
Cubismo - Escultura
O cavalo - Raymond Duchamp-Villon
Museu Nacional de Arte Moderna, Paris - (XX)
INTRODUÇÃO FUTURISMO

O futurismo foi um movimento 
artístico que ocorreu na Itália de 1909 
a 1916. De grande repercussão social, 
seus princípios foram o ponto de 
partida para a modernização da 
cultura italiana. Em 20 de fevereiro de 
1909, o jornal parisiense Le Figaro 
publicou o primeiro manifesto 
futurista, assinado pelo poeta italiano 
Filippo Tomaso Marinetti. Suas bases 
eram totalmente revolucionárias, e ele 
foi o primeiro grito exigindo uma arte 
contemporânea.

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INTRODUÇÃO FUTURISMO

O poeta propunha a destruição de um 
mundo representado pelo governo, 
academias de arte e Vaticano, para 
fazer a sociedade italiana despertar 
para a nascente modernidade. Seu 
programa político abordava o 
divórcio, a distribuição de riquezas e a 
igualdade entre homem e mulher. 
Além disso, defendia a guerra como o 
único meio de mudar um mundo 
antiquado e decadente e militarismo, 
como revalorização do sentido de 
pátria.

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INTRODUÇÃO FUTURISMO

Para conseguir pôr essas ideias em 
prática, não foi difícil para Marinetti 
contar com o apoio incondicional dos 
pintores mais jovens da Itália, do início 
do século: Balla, Boccioni, Carrà, 
Russolo e Severini. Eles também, 
cheios de entusiasmo revolucionário, 
redigiram seus próprios manifestos, 
nos quais assentavam as bases do que 
viria a ser a arte futurista: a máquina 
como única expressão do dinamismo e 
a velocidade como o novo sinal dos 
tempos.

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INTRODUÇÃO FUTURISMO

Também se unia a esta nova corrente o 
arquiteto Sant'Elia, que teorizava sobre 
uma arquitetura caduca e transitória, 
que não sobrevivesse ao homem. O 
verdadeiro desafio para os futuristas 
foi encontrar um estilo que não tivesse 
nada em comum com as formas de arte 
tradicionais. Surgiram assim seus 
quadros de planos fragmentados e 
cores expandidas, nos quais as formas 
se repetiam, amontoando-se umas 
sobre as outras, para transmitir uma 
sensação de movimento contínuo.

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FUTURISMO - PINTURA

Em linhas gerais, os futuristas 
tentaram plasmar em suas pinturas a 
ideia de dinamismo, entendido como 
a deformação e desmaterialização 
por que passam os objetos e o 
espaço quando ocorre a ação.
Pode parecer algo muito simples, 
mas não é. De fato, os futuristas, que 
tão bem souberam expressar suas 
teorias nos manifestos, tiveram muito 
trabalho para as materializar sem cair 
nas antigas representações artísticas 
que tanto abominavam. 

(1/4)

FUTURISMO - PINTURA

Uma de suas propostas foi a divisão 
da cor. É mais do que sabido que, 
qualquer objeto em movimento, um 
automóvel por exemplo, é visto pelo 
observador como uma sucessão de 
linhas coloridas fugazes. Esta teoria 
pode parecer familiar quando se 
pensa nos esforços que os 
impressionistas fizeram para captar a 
luz ou as cores num momento 
determinado. Mas é exatamente aí 
que está a diferença na proposição 
dos futuristas ...

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FUTURISMO - PINTURA

... é que os futuristas aspiram à 
captação de um instante preciso na 
tela, sem a soma de momentos que, 
em conjunto, constroem a ação.
Além disso, como um objeto em 
movimento também perde sua forma 
original, é necessário fragmentar 
volumes e linhas. Não bastasse isso, 
os futuristas ousaram ainda mais.
Repetiram essas fragmentações até 
saturar o plano, com o que 
conseguiram alcançar um de seus 
maiores objetivos: a simultaneidade.

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FUTURISMO - PINTURA

Diante das obras futuristas, o 
espectador, estático, só consegue se 
deixar envolver por essas telas velozes 
e movediças, que, mais do que um 
prazer visual, transmitem a sensação 
de vertigem dos novos tempos. O 
pintor Boccioni, um dos maiores 
expoentes do movimento, fez suas 
incursões pela escultura, 
aprofundando a busca do dinamismo, 
embora se possa afirmas sem dúvida 
que, nas artes plásticas, o futurismo 
foi uma arte eminentemente pictórica.

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Futurismo - Pintura
Funerais do anarquista Galli - Carlo Carrà
Museu de Arte Moderna, Nova York - (XX)
Futurismo - Pintura
Manifestação intervencionista - Carlo Carrà
Coleção particular - (XX)
Futurismo - Pintura
Retrato de Marinetti - Carlo Carrà
Coleção particular - (XX)