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quinta-feira, 16 de junho de 2016

Surrealismo - Pintura
Nossa imagem atual - David Alfaro Siqueiros
Museu de Arte Moderna, México - (XX)
Surrealismo - Pintura
Nu a guitarra - David Alfaro Siqueiros
Museu Carrillo Gil, México - (XX)
Surrealismo - Pintura
O diabo na igreja - David Alfaro Siqueiros
Museu Nacional de Arte, México - (XX)
Surrealismo - Pintura
Presságio - David Alfaro Siqueiros
Museu de Arte de São Paulo, Brasil - (XX)
Surrealismo - Pintura
Torso feminino - David Alfaro Siqueiros
Museu Carrillo Gil, México - (XX)

Diego Rivera (Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera y Barrientos Acosta y Rodríguez) (Pintor) (1886 - 1957)

A obra de Rivera foi muito importante tanto do ponto de vista artístico quanto do político.
Ao longo de toda a sua obra, o mestre mexicano agregou à função estética a do comprometimento social.
Rivera começou sua trajetória estudando na Academia de San Carlos, no México.
Graças a uma bolsa concedida pelo governo, pôde continuar seus estudos na Academia de San Fernando, em Madri, e de lá iniciou uma série de viagens pela Europa, que o levaram à Bélgica, Holanda, Inglaterra e, finalmente, a Paris.
Nesta cidade, fez amizade com Picasso e seus amigos cubistas, interessando-se pela pintura impressionista.
Também teve oportunidade de admirar os afrescos de Giotto, que acabaram tendo uma importância fundamental em sua obra.
Ao voltar para o México, em 1922, produziu sua primeira pintura mural para a Escola Preparatória.
Militante no Partido Comunista, contribuiu para a fundação do grêmio dos artesãos, escultores e pintores.
Viajou então para a ex-União Soviética e lá pintou alguns murais.
Quando voltou, foi nomeado diretor da Academia de San Carlos.
Sua exposição em São Francisco, nos Estados Unidos, obteve tanto sucesso, que foi confiada a ele a elaboração do mural do Rockefeller Center (1933).
Sua obra mais importante são os afrescos do Ministério da Educação.
A pintura de Diego Rivera, como a de todos os pintores latino-americanos, não pode ser incluída num determinado movimento ou estilo dentre os conhecidos na Europa.
No início o pintor demonstrou a atração que sentia pelos volumes e pelas formas puras, assim como um certo desprezo pela cor, o que reflete a intensidade com que estudou os cubistas.
Seus afrescos do México são mais figurativos do que as obras da primeira fase, embora também fique evidente que a preocupação com os volumes se mantém ao longo de toda a sua trajetória.
Seu naturalismo posterior propõe um simbolismo aberto, figurativo, próximo do surrealismo, mas nem por isso isento de um certo cromatismo expressionista.
No afresco Todos os Santos (1924), no Ministério da Educação, Rivera demonstra uma grande capacidade de observação.
Na agitação da festa, os símbolos da morte se misturam no gentio.
Surrealismo - Pintura
A eira - Diego Rivera
Ministério de Educação Pública, México - (XX)
Surrealismo - Pintura
Bailarina em repouso - Diego Rivera
Coleção Domingo Lavin, México - (XX)
Surrealismo - Pintura
Civilização tarasca - Diego Rivera
Palácio Nacional, México- (XX)
Surrealismo - Pintura
O homem controlador do universo - Diego Rivera
- (XX)
Surrealismo - Pintura
Sonho de um domingo à tarde no parque da Alameda (detalhe) - Diego Rivera
- (XX)

Frida Kahlo (Pintora) (1910 - 1954)

Frida Kahlo era uma aplicada estudante de medicina quando sofreu um acidente que mudaria sua vida para sempre.
Foi em 1926, durante sua convalescença, que começou a pintar.
Sua obra foi uma das mais prolíficas e importantes da pintura surrealista latino-americana e internacional.
Recebeu influência dos pintores europeus e de seu marido, o pintor Diego Rivera, bem como de outros muralistas mexicanos.
É muito conhecido seu relacionamento com Trótski, interrompido quando foi assassinado.
Seus quadros, exorcismo da dor e do sofrimento de uma pintora revelam uma imaginação e capacidade técnica assombrosas.
Isto se evidencia principalmente em seus inúmeros auto-retratos, nos quais a pintora libera suas motivações mais profundas, com uma paleta de cores variada e prolífica.
Picasso confessou sua admiração pela obra da artista mexicana, considerando-a uma das grandes artistas da história da arte e Breton chegou a dizer: "é uma bomba-relógio amarrada com um laço de seda".
Suas obras estão nos museus mais importantes do mundo e em sua casa, hoje transformada em museu.