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sexta-feira, 22 de abril de 2016
Larry Rivers (Pintor, músico) (1923 - 2002)
Rivers foi um dos precursores da arte pop, junto com Johns e Rauschenberg.
Nasceu no Bronx, numa família humilde, sendo, seu pai encanador.
Seu verdadeiro nome era Larry Grovers.
Começou como músico em várias bandas de jazz nos anos 40 e foi só quando teve a oportunidade de admirar uma obra de Braque que se interessou pela pintura.
Morando junto com outros artistas num apartamento em Manhattan, começou a estudar na escola de Hoffmann, e um ano depois tinha aulas com Baziotes e De Kooning na Universidade de Nova York.
A essa altura, ia frequentemente ao The Club, ponto de encontro dos artistas de Nova York, principalmente dos expressionistas abstratos.
Viajou depois para Paris, onde se estabeleceu por mais ou menos um ano.
Ao voltar, prosseguiu com seus estudos, formando-se em 1951.
Sua primeira exposição foi realizada em 1954 e a seguinte, em 1955, no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Participou também da Bienal de São Paulo, enquanto continuava tocando jazz.
Entre 1960 e 70 trabalhou na televisão como músico e realizou documentários na África.
Foi professor na universidade de Santa Barbara, Califórnia, e participou da exposição Documenta 6, de Kassel.
Sua primeira retrospectiva na Europa foi realizada em conjunto nas cidades de Hanover, Munique e Berlim em 1980.
O estilo de Rivers define-se pela abstração gestualista, influenciado pelo mestre, De Kooning, embora em seus quadros seja possível descobrir certas formas naturalistas que revelam o talento do pintor para combinar o real com o não-figurativo.
Mel Ramos (Pintor) (1935)
A obra de Ramos pode muito ser inserida no chamado pop erótico, juntamente com a de Wesselman e do britânico Jones.
Nascido em Sacramento, Califórnia, Ramos estudou no colégio estadual da cidade e depois passou por várias escolas de arte da região.
Entre 1962 e 63 realizou uma série de quadros de super-heróis em óleo espesso.
Um ano mais tarde, era incluído na exposição Pop Goes the East, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Houston.
A partir de 1965, seu estilo se definiu por quadros de estética publicitária, cujas personagens centrais eram pin-up girls, geralmente com rostos muito parecidos com os de conhecidas atrizes do cinema e da televisão, que, com trejeitos e posições insinuantes pareciam anunciar algum produto.
Suas obras se transformaram na principal atração de exposições importantes em museus como o Whitney de Nova York e outros de arte contemporânea da Europa.
Desde 1980 Mel Ramos é professor de pintura da Universidade Estadual da Califórnia.
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