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sexta-feira, 15 de abril de 2016
Christo Javacheff (Artista plástico) (1935)
De origem búlgara, Christo estudou nas academias de Sofia, Praga e Viena e finalmente juntou-se em Paris ao movimento do novo realismo francês.À medida que foi evoluindo estilisticamente, voltou-se para uma arte mais relacionada com o ambiente, para acabar sendo um dos representantes mais destacados da Land-art, junto com Smithson, Heizer e Long.
As primeiras obras de Christo apresentadas nas exposições neo-realistas consistiam em objetos embrulhados em tecido ou papel e cordas, através dos quais se adivinhava sua forma.
O artista búlgaro decidiu estender esse mesmo conceito à natureza.
Convencido dos estragos que o homem provoca ao interferir na natureza, passou a embrulhar paisagens nos mais longínquos confins do mundo, como forma de chamar a atenção.
Foi assim que pendurou uma cortina de quatro toneladas e pouco menos de 400 metros entre duas montanhas, no Colorado; embrulhou uma praia, na Austrália; e circundou ilhas com tecidos, em Miami.
Os invólucros eram sempre calculados com precisão.
Sua cor contrastava com a paisagem.
O inconveniente dessas obras era que muita pouca gente tinha acesso a elas e, a exemplo do que acontecia com os happenings, elas só podiam ser perpetuadas através da fotografia ou filmagem.
Também é fato que se tratava de obras que não podiam ser compradas, algo que o artista considerava a melhor resposta ao exacerbado mercantilismo dos anos 70.
Joseph Beuys (Artista plástico) (1921 - 1986)
Beuys foi um dos artistas plásticos mais importantes da arte contemporânea alemã e internacional.Sua obra, ao mesmo tempo mística e transgressora, testemunha a decadência das sociedades e das culturas, relembra os medos e as tragédias, mas também deixa uma brecha aberta para a esperança.
Nascido no seio de uma família religiosa, Beuys recebeu uma educação muito rígida e esmerada, frequentando colégios católicos e lendo os clássicos e os românticos alemãs.
Seu despertar para a arte teve relação com um acidente que sofreu como piloto durante a guerra.
Seu avião foi atingido, e ele caiu na Criméia, onde uma tribo de tártaros salvou-lhe a vida, untando-o com gordura animal e panos, dois elementos que mais tarde apareceriam com frequência em sua obra. Estudou depois na Academia de Dusseldorf, onde se interessou principalmente pela escultura.
Suas primeiras obras estão estilisticamente vinculadas com o informalismo ou tachismo.
A exemplo de muitos artistas plásticos de sua época, foi muito influenciado pelas teorias de Rudolf Steiner, filósofo austríaco e criador da antroposofia.
A partir dos anos 60 Beuys começou a fazer uma série de environments junto com o grupo Fluxus, de acordo com critério de que a arte deve corresponder à expressão do humano e não do meramente estético.
Uma de suas obras mais controvertidas e que o tornaram conhecido é "Como Explicar os Quadros a uma Lebre Morta".
O Artista se fechou no estúdio com uma lebre morta no colo e pintou a própria cabeça e o rosto com tinta dourada e mel.
Também devem ser mencionadas todas as suas ações desenvolvidas nos Estados Unidos com o objetivo de demonstrar sua discordância em relação ao sistema.
Uma delas foi entrar sem ser barrado até em zonas militares de acesso estritamente proibido.
As instalações e esculturas de Beuys estão nos museus mais importantes de arte contemporânea da Europa e América.
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