Translate

domingo, 26 de junho de 2016

Gino Severini (Pintor) (1883 - 1966)

Severini pertenceu, juntamente com Boccioni, Balla e Carrà ao futurismo, embora durante um curto período de tempo.
Apesar de manisfestar seu entusiasmo pelo movimento e de ter produzido obras que realmente estavam de acordo com suas bases teóricas, nos últimos quadros revelou uma aproximação muito grande dos mestres cubistas.
Em 1899 Severini deixou Cortona, sua cidade natal, e foi para Roma com o objetivo de estudar na Villa Medici.
Anos depois entrou em contato com os pintores Boccioni e Balla.
Na primeira temporada que passou em Paris, trabalhou durante algum tempo com Modigliani e conheceu Picasso e Branque.
Seus primeiros quadros tinham uma marcante tendência neo-impressionista, mas ao voltar a Roma juntou-se aos autores do manisfesto futurista.
Esteve presente com seus quadros nas exposições futuristas e também trabalhou como jornalista em várias publicações de arte.
Na década de 20, retomou seu estilo naturalista do início e na de 30 ensaiou um cubismo decorativo, participando do Salão dos Independentes.
Além disso, fez decorações de interiores com mosaicos e afrescos.
Publicou dois trabalhos que condensam seus conhecimentos e princípios artísticos: Du Cubisme au Classicisme (Do Cubismo ao Classicismo) e Tutta la Vita di un Pittore (Toda a Vida de um Pintor).
Severini lançou mão dos recursos que o cubismo lhe oferecia e das técnicas de Boccioni para dar forma aos seus quadros futuristas.
Ele expressa o conceito de movimento através da introdução da máquina em movimento como centro da obra.
Como os colegas, persegue a saturação dos planos em si mesmo e divide as cores com o objetivo de obter mais dinamismo.

Um comentário:

  1. Muito interessante, isso me ajudou muito na hora de elaborar um trabalho escolar;)

    ResponderExcluir