Victor Vasarely (Pintor) (1908 - 1997)
Vasarely é um dos maiores destaques dentro do movimento pictórico dos anos 50 conhecido como cinetismo.
A maior preocupação de Vasarely, assim como a de todos os artistas cinéticos, foi a incorporação do movimento à obra não como sensação de dinamismo, mas de movimento real.
Para isso, Vasarely optou por quadros com motivos geométricos, os quais, dispostos de uma maneira tal, produziriam no observador a ilusão de movimento, algo conhecido como op art (optical art).
Esses quadros fizeram muito sucesso na sociedade psicodélica dos anos 60 e 70.
De origem húngara, Vasarely estudou em seu país na famosa escola Mühely, de características semelhantes à da Bauhaus alemã.
Também entrou em contato com as obras de Mondrian e Malevitch, tendo este último impressionado o pintor com seus quadros suprematistas.
Sua primeira fase refletiu a influência do artista russo numa série de quadros de motivos geométricos em preto e branco.
Pintou inclusive um quadro denominado Homenagem a Malevitch.
São dessa mesma época também seus fotografismos em preto e branco, que eram quadros pequenos ampliados com a ajuda de métodos fotográficos.
No final da década de 50, o pintor começou a sentir necessidade de incorporar cor às suas obras.
Foi assim que as intrincadas construções reticulares se inundaram de verdes, amarelos, vermelhos e laranja, ondulando em tranquila harmonia.
Uma das obras mais importantes de Vasarely foi a pintura mural de 1000 metros quadrados no Palácio de Congressos de Montecarlo (1978).
Nenhum comentário:
Postar um comentário