Translate

sábado, 30 de abril de 2016

Walter Gropius (Arquiteto) (1883 - 1969)


Este arquiteto alemão foi fundamental para a história da arquitetura do século XX.
Classificado na corrente de funcionalismo que se seguiria ao modernismo, Gropius desenvolveu suas primeiras teorias e trabalhos nos protótipos de fábrica que, junto com Adolf Meyer, deram forma ao Fagus de Alfeld-am-der-Leine e a fábrica-modelo da exposição de Deutscher Werkbund em Colônia, respectivamente.
Neles foram usados suportes inovadores, com paredes totalmente envidraçadas e de traçado aberto e funcional, que determinariam a linha para as novas construções de tipo industrial.
Depois da Primeira Guerra Mundial ele funda e dirige a escola Bauhaus, marco fundamental no desenvolvimento da arquitetura e do desenho industrial deste século, onde uma equipe de professores do nível de Paul Klee, László Moholy-Nagy, Lionel Feininger ou Mies van der Rohe davam aulas nas quais a busca de uma estética funcional e rentável não entrassem em conflito com o refinamento plástico.
Foco de intelectualidade e novas idéias, a Bauhaus ficou na mira do nazismo, até que foi fechada em meados da década de 20.
Gropius fugiu primeiro para a Inglaterra e depois para os Estados Unidos, onde realizou trabalhos em associação com grupos de jovens, preconizando o trabalho em equipe e uma arquitetura de cunho social.
Entre suas obras desse período destacam-se o prédio da Pan Am Airways (Nova York, 1958), o bairro Gropiusstadt (Berlim, 1970) e a embaixada dos Estados Unidos em Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário