Oscar Niemeyer Soares Filho (Arquiteto) (1907 - 2012)
Niemeyer, arquiteto brasileiro, foi inicialmente um fiel dicípulo de Le Corbusier, mas na maturidade de sua carreira se desligaria do racionalismo frio do francês para atingir um estilo limpo, abstrato e ao mesmo tempo carregado de lirismo e preocupação estética.
Começou realizando uma infinidade de obras públicas em diferentes pontos do Brasil, depois na metrópole de São Paulo (1951-54), até concretizar sua maior obra: a cidade de Brasília (1956-61), a nova capital, erguida a partir do zero no planalto situado no centro do país.
Não é de sua autoria o traçado urbanístico, que foi extremamente criticado por sua assepsia antinatural e pouco acolhedora, mas o projeto dos principais edifícios da cidade, dentro de sua estética de grande rampas, corpos cúbicos monumentais e semicírculos de concreto.
Posteriormente realizaria, entre outras obras o projeto da Universidade de Haifa, em Israel (1964), a nova sede do Partido Comunista, em Paris (1967), a Casa da Cultura do Havre e o edifício B-17 do bairro da Défense em Paris (1973-74).
Nenhum comentário:
Postar um comentário