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sábado, 16 de abril de 2016

Claes Oldenburg (Escultor) (1929)


Oldenburg é o escultor mais importante da corrente pop americana.
Nascido em Estocolmo, este artista chegou à América com o pai, um diplomata designado para a cidade de Chicago.
Depois de frequentar a universidade de Yale, Oldenburg fez uma série de ilustrações para diferentes publicações de natureza dadaísta e também surrealista.
De fato, desde o começo, o artista havia demonstrado interesse pelas teorias freudianas e utilizava muito a livre associação de idéias para encontrar os temas de suas obras.
Mudando-se para Nova York, entrou em contato com os expressionistas abstratos, cujas obras lhe interessaram particularmente, mas cujos conceitos não aplicou às suas próprias.
A amizade com Allen Kaprow e o teatro o levaram a realizar suas primeiras colagens, happenings e esculturas, nas quais tirava os objetos de seu contexto.
No environment (Instalação realizada a partir da combinação de esculturas, pinturas, luzes, sons etc., como no teatro lúdico, de duração efêmera. Ocorreu na década de 50 nos EUA. Mediante a destruição das fronteiras entre os diferentes gêneros artísticos, criava-se um mundo de ação permanente que tentava estabelecer uma relação direta com o público)  The Street (1960) mesclou técnicas pictóricas, arquitetônicas e escultóricas e restringiu sua paleta de cores ao preto e branco.
A essa obra seguiram-se esculturas moles, cujos motivos eram objetos do ambiente cotidiano, um tema que retomou com suas obras mais características, as esculturas monumentais.
As cidades viram com assombro como este escultor transformava em obras de arte objetos tão corriqueiros como pregadores de roupa, pontas de cigarro ou palitos de fósforos apenas superdimensionando-os - exatamente aquilo que caracterizaria toda a arte pop.

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