Andy Warhol (Andrew Warhola, pintor) (1928 - 1987)
Warhol foi o artista mais emblemático da art pop americana.Nascido no seio de uma família humilde de imigrantes tchecos, frequentou o Carnegie Institute of Technogy, em Pittsburg, onde se formou em desenho artístico.
Mudou-se depois para Nova York, onde trabalhou como ilustrador de revistas do porte da Vogue e Harper's Bazaar.
Suas primeiras pinturas dos anos 60 refletiam o estudo da estética das histórias em quadrinhos e tinham como protagonistas muitos dos personagens mais populares, como Dick Tracy ou Super-homem.
Diferentemente de Lichtenstein, nos quadros de historias em quadrinhos de Warhol não havia textos ou, quanto havia, estavam deliberadamente borrados.
A essas obras seguem-se as séries de quadros de latas de sopas Campbell e demais bens de consumo cotidiano.
Suas célebres serigrafias coloridas de personagens famosos (Marilyn, Liz Taylor, Marlon Brando, por exemplo) começaram a surgir em 1962, quando Warhol abriu sua Factory, escritório no qual trabalhava com um grande número de colaboradores.
Logo conseguiu se tornar famoso, algo que sempre o havia obcecado, transformando-se no convidado natural dos eventos mais importantes do jet-set.
Houve outros temas pelos quais também se interessou.
Sua obra não foi eminentemente superficial ou esnobe, o que se comprova pelos seus quadros Disasters, ou As Cadeiras Elétricas e os retratos de judeus famosos.
Também foi muito importantes seu trabalho como diretor de cinema, com obras filmadas totalmente e fora dos padrões da filmografia tradicional (ausência de roteiro, câmera imóvel).
Sua última fase criativa foi representada por pictóricas de natureza abstrata.
Warhol também apoiou muitos artistas jovens e chegou a ter uma importante coleção de arte contemporânea e diversos objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário