René Clair (René-Lunien Chomette) (Cineasta) (1898 - 1981)
René Clair foi um dos dos cineastas mais admirados e respeitados da França.Sua extensa filmografia começou com duas artes de cunho experimental na década de 20: Paris qui Dort (1923 - Enquanto Paris dorme) e Entr'Act (1928 - Entreato).
Em ambas as obras Clair demonstrou sua capacidade de combinar o real e o absurdo de maneira convincente e com o único objetivo de fazer rir.
Essa preferência pela comédia comédia persistiria durante toda a sua vida, até nos filmes mais dramáticos.
Com a sonorização do cinema, ao contrário da catástrofe que muitos produtores poderiam supor, Clair atingiu a consagração.
Os filmes desse período, Sous les Toits de Paris (1930 - Sob os Tetos de Paris), Le Million (1930 - O Milhão) e À Nous la Liberté (1931 - Viva a Liberdade), são obras de cunho clássico, com roteiro sólido e atuações cuidadosas.
O anarquismo dos filmes anteriores e a sensação de boemia que tanto caracterizaram suas primeiras obras deram lugar a sentimentos puros e cenas de um calculado caráter burguês.
Em 1945 Clair mudou-se para os Estados Unidos.
Pode-se dizer que lá, talvez pelas condições especiais do exílio, Clair retomou aquele cinema do início de sua carreira, que se comprazia no absurdo tão próximo do cotidiano.
Seus últimos sucessos datam de sua volta à França na década de 50.
Posteriormente Clair não conseguiu acompanhar a evolução da sétima arte, dominada pelos produtores franceses da nouvelle vague e do neo-realismo italiano e preferiu se retirar.
René Clair foi nomeado membro da Académie Française em 1960, transformando-se assim no primeiro cineasta a ter a essa honra.
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