Jackson Pollock (Pintor) (1912 - 1956)
Pollock foi o representante máximo do expressionismo abstrato americano.Juntamente com ele, De Kooning, Motherwell e Rothko, para citar alguns, completavam o movimento, mas sem dúvida foi Pollock o mais ousado do grupo, também conhecido pelo nome de Action Painting.
Até 1942, Pollock pintou para o programa Federal Art Project, mas em 1943 conseguiu apresentar suas obras no Museu Guggenheim e recebeu também da dona de uma galeria uma bolsa que lhe permitiu dedicar-se exclusivamente à pintura.
Na obra de Pollock devem ser lidas as influências de Picasso e Matta, mas também a do pintor surrealista Siqueiros, cuja oficina o pintor frequentava como aluno.
Pollock foi o primeiro a utilizar a técnica do dripping ou gotejamento.
Era assim que dava o aspecto tão particular que seus quadros exibem, borrifando a superfície das gigantescas telas com cores diferentes.
Nos seus últimos quadros prescindiu de todas, menos do branco e do preto.
Cada vez mais abstrata, a pintura de Pollock teve um ritmo e uma dinâmica que poucos de seus contemporâneos conseguiram obter.
Ele gostava de trabalhar andando sobre a tela, como faziam, segundo contava o pintor, os índios americanos que desenhavam na areia.
Pollock morreu num acidente de carro aos 44 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário