James Rosenquist (Pintor) (1933)
Na primeira exposição individual de Rosenquist, na Green Gallery de Nova York, foram vendidos absolutamente todos os seus quadros, tamanha a aceitação que a obra deste artista alcançou por parte do público no início dos anos 60.
Rosenquist nasceu em Dakota do Norte, trabalhou como pintor industrial durante vários anos, até que graças a uma bolsa pôde se mudar para Nova York, ingressando como aluno na Liga de Estudantes de Arte.
No entanto, continuou a trabalhar como pintor industrial para ganhar a vida.
Durante sua época de estudante conheceu Johns, Rauschenberg e Oldenburg, sendo este último seu colega no curso de pintura.
Sua obra "Presidente eleito", cujo protagonista era John Kennedy, circundado da iconografia americana do consumo: automóveis, cigarros, etc., foi seu primeiro sucesso como artista.
A ela seguiu-se sua exposição na Green Gallery, o impulso econômico que lhe permitiu deixar o trabalho e se dedicar totalmente à arte.
Um ano mais tarde dava, dava aulas na Universidade de Yale,
Em 1965, tomou forma o quadro F-111, sua obra mais conhecida internacionalmente e que foi exposta com sucesso em quase todas as capitais européias e no Japão.
Na década de 70, estabeleceu-se em Londres e trabalhou como ilustrador, enquanto continuava a experimentar novas técnicas, principalmente no campo do cinema.
Suas obras seguintes também incluiriam vídeos.
Em 1977, comprou um prédio no centro de Nova York e projetou seu estúdio na Flórida.
As obras dessa época tem como protagonistas figuras femininas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário